O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros." Chico Xavier

domingo, 13 de março de 2011

Faça em casa o caldinho de feijão dos bares de São Paulo


Bem, pode não ser a receita mais saudável, mas que é muito bom a isso é. Para um sábado no almoço, seguido de uma cerveja bem gelada, uma boa conversa é tudo de bom. Eu vou sempre ao Pirajá.


Favorito dos boêmios em todas as épocas do ano, o caldinho de feijão se torna ainda mais atraente durante as estações frias. Denso, o caldo alimenta o corpo e esquenta as conversas nas mesas dos botecos de São Paulo.
Os bares Pirajá e Filial possuem duas das receitas de caldinho mais elogiadas da cidade.

Na Vila Madalena, o Filial serve o caldinho de feijão desde que foi inaugurado, há dez anos. A receita é assinada pelo cozinheiro Antônio Ferreira, que comanda os bastidores do bar até hoje, e vem servida com costelinha de porco e torresmo.
"A diferença fundamental do nosso caldinho é que o feijão é cozido e batido com o paio em rodelas. O resultado é um caldinho mais grosso".
"O Filial tem perfil de fim de noite, e o caldinho sai muito na madrugada", conta. "Ele tem um custo benefício legal, porque alimenta por um preço menor que o de um sanduíche". O preço da caneca é R$ 8.
No Pirajá, em Pinheiros, o caldinho começa a ser preparado dois dias antes "para curtir bem o tempero", diz o gerente da casa, Rodrigo Diegues. A receita, elaborada pela chef Ana Soares, é oferecida no bar desde 1996.
Servido no copo americano, o caldinho do Pirajá sai por R$ 6.
Confira as receitas:

Caldinho de feijão preto - Receita do bar Filial
Ingredientes:
1/2 kg de feijão preto
150 gramas de lingüiça paio cortada em rodelas
2 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 kg de costelinhas de porco
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
1/2 xícara de óleo
Sal e pimenta
4 xícaras de torresmos
4 pãezinhos cortados em fatias
Modo de preparar:
Cozinhe o feijão com o paio e o alho já dourado no azeite. Depois de cozido, bata no liquidificador o feijão com o paio e a água do cozimento, verifique o sal e reserve.
Tempere as costelinhas de porco com a cebola, pimenta e sal a gosto. Frite no óleo bem quente até ficarem tostadas.
Sirva o caldinho bem quente em canecas, acrescentando para cada porção uma costelinha. Acompanhe com torresmos e fatias de pão francês.
Rendimento: 8 porções

Caldo de feijão - Receita do bar Pirajá
Ingredientes
250g de feijão preto cozido
50 ml de óleo
1/2 maço de cebolinha verde
1/2 maço de salsa
10g de alho picado
1 pitada de coentro
50g cebola picada (1/2 unidade)
50g de bacon picado em cubos
50g de pimentão vermelho picado
Refogar o bacon, a cebola e o pimentão junto com o alho no óleo até dourar, juntar todos os ingredientes na panela e mexer bem. Após esfriar um pouco, bater tudo no liquidificador.

JULIANA ZAMBELO
DE SÃO PAULO


Um comentário: