O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros." Chico Xavier

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cuidar da saúde do corpo começa com um simples copo d’água

Um brinde a água!
Sim! Cuidar da saúde do seu corpo começa com um simples copo d’água.
Esse poderoso líquido deve ser ingerido em abundância nos proporcionando mais saúde e qualidade de vida. Nenhum outro líquido dito hidratante faz esse papel com tanta eficiência.Diante do turbilhão de informações que chegam até nós diariamente, sobre a saúde do corpo e  da mente, vivemos com uma ansiedade constante na intenção de fazer todo o possível para não desenvolver essa ou aquela doença ou ainda lidar com alguma patologia já instalada.
O que normalmente fica esquecido é que hábitos simples são de grande valia para o nosso bem estar, incluindo nossa saúde física e psicológica e entre eles o hábito de beber água.
A água está em todo o nosso organismo, desempenhando uma função primordial ao proteger e lubrificar todas as células que nos constituem, além de ser um meio de transporte de nutrientes para todo o nosso corpo.
Benefícios:
A ingestão adequada de água promove imensos benefícios ao organismo. Ocorre melhora do fluxo de oxigênio com diminuição do cansaço e sonolência, além da eliminação de toxinas, fortalecimento do sistema imunológico, melhora do funcionamento intestinal, dos rins e da pressão arterial.
Você precisa saber!
• A proporção de água no seu corpo é a mesma da água do planeta terra, ou seja, 70%.
• Na terceira idade a porcentagem de água do nosso corpo cai para até 55%.
• Um bebê deve ingerir 150 ml de água por quilo do seu peso, já as crianças devem beber 55 ml por quilo do seu peso.
• Os processos fisiológicos do seu corpo usam em torno de 3 litros de água por dia.
• A respiração elimina em torno de 4 copos e a transpiração mais 2 copos.
• Em torno de 1,5 litros de água passam por cada um dos seus rins diariamente.
• Seus pés liberam em média meio copo d’água por dia.
• O seu cérebro é composto por 75% de água.
• Os alimentos são responsáveis por fornecer 40% da água para o corpo.
• O seu organismo elimina cerca de 10 copos de água por dia.
Os riscos de beber pouca água
O corpo humano não consegue “estocar” a água que você consome. Ela é eliminada diariamente e em grandes quantidades pelo suor, urina, fezes e outras funções do corpo. Por isso, a água precisa ser reposta constantemente. Quando os níveis de água no organismo se reduzem, ele passa a trabalhar em menor intensidade para poupar líquidos e prevenir a desidratação. Os sintomas podem variar desde dores de cabeça e enxaqueca, ressecamento da pele, diminuição do tônus muscular, desidratação, prisão de ventre e problemas renais até um simples cansaço e falta de energia e concentração. É claro que se você sentir qualquer um dos sintomas citados deve antes de qualquer coisa procurar um médico.
Incentivo
O ato de beber água deve ser um hábito no seu dia a dia. E uma maneira de não esquecer é ter sempre por perto uma garrafinha ou um copo d’água no trabalho, na mochila, no carro…
As mulheres tem por natureza uma porcentagem de água total no organismo menor que a do homem devido a maior quantidade de tecido adiposo subcutâneo, por isso a hidratação se faz mais importante ainda. Uma boa dica é carregar uma garrafa d’água na bolsa, afinal quanto mais você beber água menos peso você vai carregar na bolsa não é mesmo? No início pode parecer estranho e até complicado, pois pessoas que não tem o costume de beber água não toleram grandes quantidades, mas se a água estiver sempre disponível, pequenos goles em um menor espaço de tempo serão suficientes para manter seu corpo hidratado.
Lembre-se:
Não é preciso sentir sede para beber água, sede é sinal de desidratação!
Quando ocorre uma ingestão insuficiente ou perda excessiva de água, o organismo responde reabsorvendo mais água, por isso pessoas que bebem pouca água vivem com retenção de líquidos. Vários mecanismos atuam em conjunto para manter o equilíbrio hídrico do organismo. Um dos mais importantes é o mecanismo da sede.
Para um adulto em condições normais, a recomendação de ingestão de água é de 35ml/kg de peso corporal, ou 2 a 2,5 litros de água por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário