O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros." Chico Xavier

terça-feira, 19 de abril de 2011

Você sabe o que é condromalácea patelar?


15/2/2010 07:46  | Por Instituto Cohen  

É uma doença degenerativa da cartilagem articular da superfície posterior da patela, comum em corredores, e que provoca dores ao correr em terrenos íngremes.


É uma doença degenerativa da cartilagem articular da superfície posterior da patela, que produz dor e desconforto ao redor ou atrás da patela. É comum em jovens adultos, especialmente em jogadores de tênis, futebol e corredores.
SINTOMAS

Os principais sintomas são: dor na região anterior do joelho ao subir e descer escadas, ao permanecer sentado por tempo prolongado e levantar (Sinal de Cinema), ao correr principalmente em terrenos ingrime, ao agachar-se; estalidos na região da patela ao flexionar e estender o joelho; edema que são decorrentes pelo excesso de líquido na articulação.
CAUSAS

As causas da condromalácea estão relacionadas a mal alinhamento da patela, ocasionando desgaste da patela, desequilíbrio muscular – quadríceps VMOxVL, encurtamento muscular – região posterior da coxa, alterações anatômicas tanto do fêmur quanto da patela – patela alta, pronação do pé, troclea rasa, rotação interna do fêmur,...).
Existem também  os microtraumatismos de repetição, comuns em esportes de impactos e o uso inadequado de aparelho de ginástica como step, Leg Press, miniagachamento que acabam sobrecarregando a articulação femoropatelar.
TRATAMENTO

O tratamento inicial deve ser baseado nas causas da lesão. Após ser diagnosticada a causa da lesão, iniciamos o tratamento fisioterápico com o objetivo de diminuir o quadro álgico e antinflamatório, além do ganho de flexibilidade e reequilíbrio muscular, enfatizando VMO para equilibrar as forças atuantes sobre a patela.
É importante durante o fortalecimento muscular avaliar o limite de extensão e flexão de joelho, para não piorar o estado da cartilagem na patela. Durante o tratamento precisamos tomar algumas precauções como por exemplo: evitar exercícios e esportes de impacto, evitar subir e descer escadas, colocar gelo após os exercícios e permanecer longo período sentado ou com a perna cruzada.
Se não houver melhora do quadro após o tratamento conservador, é necessário o tratamento cirúrgico, através da artroscopia para restabelecer a biomecânica da articulação. Hoje existem medicamentos condroprotetores para prevenir ou regredir a lesão na patela.



3 comentários:

  1. Há pouquíssimo tempo descobri que tenho condromalácea patelar. Dói muito e fui vetada de diversos exercícios físicos que costumava fazer. Estou focando em um trabalho de reforço muscular por orientação médica e espero poder voltar a fazer exercícios por prazer.

    ResponderExcluir
  2. Descobri que tinha condromalácea patelar em 1999, após dois graves tombos sobre os joelhos. Fiz fisioterapia e tomo Osteo Bi-Flex (Glucosamine Chondroitin+MSM). Não sou atleta e tenho um desnível nos pés que devem explicar meu distanciamento dos esportes e talvez sejam responsáveis pelos tombos passados.Atualmente uso palmilha e sem ela sinto muitas dores nos pés. Apesar de tomar medicamento recomendado por especialista em esportes, percebo que as articulações dos joelhos vão ficando mais rígidas.Em relação a novidade no tratamento para condromaláceia tenho conhecimento que a UFRJ no Rio está fazendo experiências com célula tronco em pacientes com condromalácea.
    Maria Alzira Soares

    ResponderExcluir
  3. Oi ZiZi,acredito que exercícios de fortalecimento e natação ou hidro fossem interessantes. O que acho é que não deva ficar sem fazer nada.Só não faça exercícios de impacto.Como disse meu médico, não fazer nada significa adquirir peso e sobrecarregar ainda mais os joelhos e pés. Tomara que vc consiga melhorar. Grata pelo depoimento

    ResponderExcluir