O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros." Chico Xavier

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Você mastiga corretamente? Como a mastigação interfere no funcionamento do nosso organismo

Tubarao sendo comido
Tenho em meu blog na pagina principal, o link com as matérias do Banco de Saúde - Últimas notícias e matérias especiais em saúde - que com a permissão deles podemos divulgar e as vezes acho umas reportagens muito legais pro nosso dia  a dia. Essa é uma delas e vale a pena lembrar.
Você mastiga corretamente? Como a mastigação interfere no funcionamento do nosso organismo
É fundamental para a saúde, mastigar os alimentos até que estejam completamente triturados e só depois engolir. Pois pedaços grandes de alimentos aumentam o trabalho do estômago resultando em uma digestão inadequada, azia, fermentação e gases.
Além disso, engolir o alimento sem uma devida mastigação é o melhor aliado para ganhar peso, pois ela serve como um medidor para a quantidade de alimentos que devemos ingerir.
Enquanto os alimentos são mastigados, o corpo vai recebendo avisos de que está se preparando quimicamente para a captação dos nutrientes. Depois de algum tempo, o cérebro começa a dar sinais de saciedade. Mas a pressa “engana” esse mecanismo, já que o organismo leva de 15 a 20 minutos para avisar o cérebro de que está saciado.Veja abaixo algumas dicas, que podem parecer estranhas para quem costuma comer muito depressa, mas que merecem ser testadas. Assim, você irá se alimentar mais devagar e mastigar melhor os alimentos:
•Descanse os talheres ao lado do prato depois de cada garfada. Volte a segurá-los apenas quando o alimento, transformado em pasta, puder ser engolido.
•Tente mastigar pelo menos 30 vezes cada garfada de forma a estimular bem os dentes e gengivas e ter uma boa digestão.
•Coma sempre acompanhado, pois conversando demora-se um pouco mais para comer.
•A cada refeição ou lanche mastigue com calma, saboreando os alimentos até transformar o sólido em pastoso.
•Escolha o horário de suas refeições em que tenha mais tempo e alimente-se com calma. Mastigar bem pode até ajudar a reduzir a ansiedade.
•Saia da mesa satisfeita, mas nunca com o estômago totalmente cheio.
•Comece sua refeição com uma boa salada de grãos e legumes, mastigando devagar e sentido o sabor de cada garfada. Assim, quando você for se servir do prato principal e da sobremesa que são mais calóricas o seu centro da saciedade está começando a ser ativado. O resultado será notado com o tempo. Vale a pena experimentar!
•Antes da salada, você pode comer uma fruta pequena. Essa estratégia aumenta a chance de a refeição demorar os 20 minutos necessários e, ainda, diminui o desejo por doce na sobremesa.
•Coma sempre sentado, com a coluna ereta e descontraído.
•Não coma quando se sentir irritado ou ansioso – respire profundamente antes de começar a refeição, acalme-se, ou vá dar uma volta para arejar.
•Se possível, não atenda ao telefone quando estiver comendo.
•Faça uma caminhada de dez minutos depois das refeições.
•Inclua uma fonte de fibras – pode ser uma colher de sopa de farelo de aveia – na salada do almoço, na sopa do jantar e no iogurte ou na fruta do café da manhã também faz você mastigar mais vezes. Além disso, essas substâncias ajudam a diminuir os níveis de colesterol, aumentam a saciedade e estimulam o bom funcionamento do intestino.


Lembre-se: mastigar bem evita sérios problemas de estômago. E é mais fácil evitar antes que eles aconteçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário