O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros." Chico Xavier

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Leite, porque esquecemos dele?


 
Fazenda São Sebastião, Tuiuti, SP. Ali era a Fazenda do meu avô, onde vivi boa parte de minha infância. A fazenda era uma grande produtora de gado leiteiro e café. Lá tinha, para nosso consumo, uma vaquinha especial onde pela manhã nos aguardava com um bom copo de leite tirado na hora. Que delícia!!!!!!
Passado esta fase, agora de meus filhos também  tomávamos leite tirado na hora em exposições de gado no Parque da Água Branca.( Moramos bem perto por 16 anos). Levava pra casa sempre um ou dois litros de leite para fazer da nata, manteiga ou então qualhada. Que delícia!!!!
Bem mas agora que estamos todos grandinhos, só tomamos leite desnatado e para ser sincera, pouco tomamos. Substituir o leite pode fazer falta para nossa saúde. O que não precisamos é do leitinho gooooordo por mais gostoso que seja não é mesmo?

Por Alena Moraes

Fonte: Revista Uma, ed. 113.

O leite é uma ótima fonte de cálcio, proteínas, vitaminas A, D e E, além de possuir uma boa quantidade de vitamina B12 - que auxilia no funcionamento do sistema nervoso. O seu consumo é recomendado em todas as fases da vida, apenas sendo excluídos deste grupo as pessoas com intolerância à lactose, um dos açúcares naturais da bebida. A seguir, saiba mais sobre o nosso primeiro alimento.

1)Leite ajuda a combater a osteoporose

Osteoporose é uma doença que atinge os ossos, tornando-os mais frágeis e sujeitos a fraturas. Faz parte do processo de envelhecimento, é mais comum nas mulheres do que nos homens. Fazer exercícios físicos regularmente e adotar uma dieta com alimentos ricos em cálcio, como leites e derivados, ajudam a prevenir a doença.

2)Leite é um ótimo hidratante

Estudos recentes descobriram que o leite é um ótimo repositor de líquidos, superando "concorrentes" como os isotônicos e a própria água. Além de fornecer ao organismo uma considerável dose de cálcio, auxilia a manter e a repor a massa óssea do nosso corpo. Estudos recentes descobriram que ingerir leite após a prática de exercícios físicos tem efeitos positivos na regeneração, construção e hidratação dos músculos.

3)Chocolate não tira o efeito do leite

O leite aromatizado com chocolate mantém os 9 nutrientes essenciais do leite puro: cálcio, potássio, fósforo, proteínas, ribo­ avina, niacina e vitaminas A, D e B12. Sendo assim, ele é uma ótima alternativa aos refrigerantes.

4)Leite não engorda

Estudos do National Dairy Council demonstraram que a ingestão de alimentos ricos em cálcio, tais como leite, queijos ou iogurte, contribui positivamente para a nossa saúde. Um experimento clínico realizado em adultos obesos demonstrou que a ingestão adequada de produtos lácteos, em particular, o cálcio e a vitamina D do leite, acelera a perda de gordura e peso corporal. O cálcio ajuda a normalizar o metabolismo inibindo a produção de cortizol, um hormônio que pode acumular gordura, principalmente, n o abdome.

5)Café tira as proteínas do leite

O café contém substâncias que interferem na absorção do cálcio contido no leite, ou seja, o famoso café com leite é uma mistura pouco e‑ caz. Após ter ingerido uma porção de leite ou derivados (iogurte, requeijão etc.), recomenda-se esperar uma hora para tomar um café.

6)Leite quente auxilia no sono

O leite é rico em triptofano, um aminoácido que relaxa os músculos e induz o sono. Portanto, a receita da "vovó", um copo de leite morno antes de dormir, é válida!



Nenhum comentário:

Postar um comentário