O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros." Chico Xavier

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Fumar emagrece?

A pergunta é: Fumar emagrece?
Observação pessoal
Quanto mais se fala que fumar faz mal, parece que mais as pessoas fumam. Tenho percebido que muito dos mais velhos (aqui me incluo) pararam de fumar quando perceberam este mal. Nos anos 70, era sinal de status tanto que todos os filmes ou comerciais eram associados a cigarro. Desta forma éramos dirigidos pra isso. Mas e agora??? Tudo mostra ao contrario, as proibições são inúmeras e mesmo assim o jovem entra nessa. As meninas porque querem ficar magras e os meninos porque querem se afirmar. Vejo agora as pessoas nas portas de restaurantes ou escritórios fumando rapidamente porque não podem fumar em ambientes fechados. É horrível, deprimente. Adianta falar??????? Minha mãe já dizia: Cadê a inteligência antes de mais nada. Agora sou eu que digo, Cadê?
Leia o texto abaixo
Um estudo Americano (Tobacco use and body mass index: Mediated effects through physical inactivity. J Health Psychol) com mais de 1500 participantes avaliou este mito.

Não há dúvidas sobre os muitos malefícios de fumar, e até mesmo os fumantes afirmam saber destes malefícios mas não largam o vício, muitas vezes por alegar que fumar emagrece. Existe uma "verdade coletiva" que vincula  o hábito de fumar e o índice de massa corporal (IMC), que é utilizado na medicina para classificar o nível do peso corporal.

A maioria das pessoas não deixam o hábito de fumar por receio de engordar, afirmam que fumar emagrece.
Manter o hábito de fumar para emagrecer ou não elevar o IMC é considerado por muitos como vantajoso e, principalmente, por mulheres que querem manter a forma física. Mas será que é verdade que fumar emagrece? Um estudo norte americano com mais de 1500 pessoas investigou essa pergunta e tentou explicar se fumar emagrece. Observaram que, pelo contrário, havia relação entre tabagismo, sobrepeso e obesidade e concluíram que a inatividade física é o fator envolvido neste elo. Ou seja, o sedentarismo é um dos possíveis fatores ligados ao estilo de vida inadequado que media a relação tabagismo e obesidade ou magreza.

O hábito de fumar cigarros deixa de ser indicador no resultado do IMC quando se controla a atividade física. Infelizmente, o estudo não avalia outros importantes fatores associados ao emagrecimento como a dieta e o estresse, que influenciam a relação entre o hábito de fumar e peso corporal. Mas, do ponto de vista da pesquisa, já está comprovado que afirmar que fumar emagrece

Nenhum comentário:

Postar um comentário