O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros." Chico Xavier

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Chá, um ritual ligado a saúde

Chás- O que representam?

Uma historinha para contar
Durante alguns anos tivemos em nossa companhia um Sr.Oriental (Sr Misukawa) que vinha toda semana, para fazer Quiropraxia (A Quiropraxia é uma profissão na área da saúde que se dedica ao tratamento de problemas do sistema músculo-esquelético. Através de técnicas de terapia manual, exercícios e orientação postural, os quiropraxistas procuram diminuir a dor e tensão, restaurando a movimentação normal.) Era um  momento especial , com musica ao fundo, insenso e silencio ( só que as vezes doía muito, dependendo da tensão da semana). Bem mas como todo bom  oriental, ele gostava muito de ensinar e falava da necessidade de unir a quiropraxia a exercícios físicos e chás. Ele dizia: Nosso corpo é como um automóvel que precisa de manutenção constante e se não souber dirigi-lo ficará doente. Portanto não existe doença, existem maus motoristas. E foi pensando nele e em sua homenagem que resolvi escrever este texto. Tão lindinho que se ficássemos resfriados ele vinha até nossa casa para trazer um chá específico. Fica aqui meu e nosso abraço.
O filósofo chinês Lin Yu Tang disse: "Apreciar o chá só é possível numa atmosfera de amizade, prazer e sociabilidade. A sociabilidade é o principal elemento para permitir a apreciação do chá”. O chá simboliza a comunicação educada, a harmonia civilizada e a amizade sincera.

A atriz Deborah Kerr no filme clássico "Tea and Simpathy" que marcou profundamente uma época mais humanizada. Disse no filme: “ofereça sempre para as pessoas chá e simpatia. Este é o resumo da felicidade. “


Dica importante na hora de comprar o chá
"Olhe as folhas secas e veja se todas possuem o mesmo tamanho. Isso quer dizer que esse chá foi selecionado. Se tiver uniformidade é bom. A coloração da folha também deve ser igual e quando você as coloca em infusão pode perceber bem isso. Às vezes, em chás pretos, tem uma folha com marrom mais escuro que a outra. Indica que a fermentação não foi bem-feita".

Como fazê-lo?
Para fazer um chá não basta apenas ferver a água e colocar o sachê ou a erva. Existe um ritual, que começa na escolha da erva e vai até a xícara certa. Os chás, basicamente, derivam das folhas de uma árvore chamada Camellia sinensis, nativa da China, mas hoje presente em todos os continentes em suas classificações: sisnensis sinensis e assamica.

Tipos de chá
- Calêndula: ajuda na atividade hepática e secreção biliar e tem uma ação cicatrizante. É indicada para cólicas, menstruações irregulares e gastrite.
- Cáscara-sagrada: fora o seu gosto amargo, é muito útil para quem sofre de prisão de ventre. Estimula o apetite em pequenas doses e laxante em doses maiores, mas não é recomendado para gestantes ou que estejam amamentando.
- Erva-cidreira ou capim-cidreira: recomendado durante a gestação por ser estimulante lácteo. Ajuda também, quem tem problemas de insônia, dores de cabeça, cólicas, gases e nervosismo.
- Erva-doce: ajuda na má digestão. Indicado também, para cólicas de recém-nascidos e para quem tem problemas cardiovasculares e asma.
- Gengibre: além de ser diurético, auxilia nos problemas de garganta. Pode ser usado também para quem tem enjôo em viagens, cólicas, asma, bronquite, anorexia e problemas reumáticos.
- Hibisco: ajuda na digestão, alivia as cólicas, serve como laxante e calmante. Mas, os cardíacos não podem exagerar na dose.
- Hortelã-pimenta: indicado contra a fadiga, cólicas, vômitos durante a gestação, enxaquecas, asma, bronquite e até dores dentárias.
- Maçã: para começar, ela tem propriedades hidratantes. É indicado para cólicas e inflamação na bexiga, tem um caráter sedativo e digestivo. A casca pode ser usada também.
- Melissa: para depressão e crises nervosas, esse chá é ótimo. Ele é indicado também em casos de má circulação, gases e ajuda a regular as secreções gástricas.
- Morango: além de cicatrizante adstringente, é ótimo para o sistema nervoso e para os problemas renais.
- Preto: rico em manganês, potássio e zinco. É muito indicado como vasodilatador.
- Anis: é um ótimo calmante, além de ser indicado em casos de má digestão, acidez estomacal, gases e diarréia.
- Endro: indicado para aliviar cólicas e insônia.
- Novalgina: como diz o nome, é aconselhado para casos de febre e dor de cabeça.
- Poejo: é um grande inimigo da tosse e da bronquite. Ajuda também em casos de insônia, azia, febre e gases.
- Sálvia: recomendado contra a oleosidade excessiva da pele.
- Alcaçuz: existe há 3000 anos e é indicado para inflamações no ventre e vias urinárias. Ajuda também a acalmar as dores, entre elas a dentária.
- Alecrim: Além de estimular o crescimento capilar, é indicado contra cansaço físico e mental, depressão, distúrbios intestinais, dores reumáticas, etc. Obs.: É feito com as folhas, mas poucas flores, ou seja, tem que ser fraco.
- Alfafa: é usada na alimentação dos cavalos de sangue puro, mas aos seres humanos, é indicada para artrites reumatismo, cistite, falta de apetite e má digestão.
- Arruda: a planta espanta o mal olhado e o chá espanta a dor de cabeça e o mau hálito. É aconselhado como um poderoso calmante, ajuda na digestão e é anti-séptico para a pele.
- Camomila: com um aroma suave é indicado para espasmos, cólicas menstruais, diarréia, febre, dor de barriga e náusea.
- Cavalinha: ajuda a diminuir o colesterol, hemorragias renais, edema da próstata, menstruação excessiva, hipertensão.
- Catuaba: é muito usada no centro e oeste do Brasil, é recomendada em casos de instabilidade emocional, dificuldades de concentração e moléstias estomacais.
- Fáfia: possui diversas funções medicinais, como por exemplo contra a diabete, anemias e estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário