O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros." Chico Xavier

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Você vai embarcar nestas férias?

Passageiro, seguem alguns lembretes para evitar possíveis transtornos em suas viagens aéreas:

1. Apresente-se para o check-in no horário indicado pela empresa aérea no seu bilhete de passagem. Em caso de dúvidas, entre em contato com antecedência junto à empresa contratada. A apresentação após o horário estabelecido pode impossibilitar o seu embarque. Fique atento ao fuso horário da localidade de destino, bem como ao horário de verão em vigor em alguns estados brasileiros. E, depois de fazer o check-in, não se esqueça de verificar o horário de apresentação para o embarque.

2. Certifique-se quanto à documentação necessária para a sua viagem e de sua família. Verifique também os procedimentos para embarque de crianças e adolescentes acompanhados ou desacompanhados dos pais diretamente com a Vara da Infância e Juventude da localidade do embarque. Lembre-se de conferir a validade do passaporte e visto no caso de viagens internacionais.

3. Passageiros com necessidades especiais (crianças desacompanhadas, gestantes, idosos a partir de 60 anos, lactantes e pessoas com criança de colo, com mobilidade reduzida e portadora de deficiência) devem informar essa condição à empresa aérea com a antecedência mínima de 48 horas para que recebam a devida assistência.

4. Identifique a bagagem para facilitar sua visualização na sala de desembarque. E não perca de vista sua bagagem enquanto permanecer no terminal de passageiros.

5. Evite despachar bagagem com bens considerados de valor, como jóias, laptops, câmeras fotográficas, eletroeletrônicos, entre outros.

6. Verifique junto à empresa aérea a franquia de bagagem permitida para vôos internacionais. Para vôos domésticos, nas aeronaves acima de 31 assentos, o passageiro poderá despachar, dentro do limite de franquia, bagagens com até 23Kg (vinte e três quilos). Consulte previamente a empresa aérea sobre a possibilidade de levar excesso de bagagem e compra o valor a ser pago.

7. Para vôos domésticos, certifique-se de que a soma das dimensões de sua bagagem de mão (altura + comprimento + largura) não ultrapasse 115cm (cento e quinze centímetros) e o peso não exceda o limite de 5Kg (cinco quilos). Nos vôos internacionais, consulte a empresa aérea sobre as dimensões de bagagem de mão permitidas para o transporte.

8. Informe-se previamente com a empresa aérea sobre as providências necessárias para o transporte de animais domésticos. Bagagens especiais, como instrumento musical, prancha de surfe, bicicleta, entre outros, devem ser incluídas na franquia correspondente para vôos domésticos e sua cobrança por peça não é regulamentada, devendo ser pago valor à empresa aérea correspondente apenas ao excesso de peso.

9. Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça.

10. Obedeça aos avisos escritos a bordo ou transmitidos pela tripulação.

BOA VIAGEM
Outras informações
http://www.anac.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário