O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros." Chico Xavier

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cuidar da saúde do corpo começa com um simples copo d’água

Um brinde a água!
Sim! Cuidar da saúde do seu corpo começa com um simples copo d’água.
Esse poderoso líquido deve ser ingerido em abundância nos proporcionando mais saúde e qualidade de vida. Nenhum outro líquido dito hidratante faz esse papel com tanta eficiência.Diante do turbilhão de informações que chegam até nós diariamente, sobre a saúde do corpo e  da mente, vivemos com uma ansiedade constante na intenção de fazer todo o possível para não desenvolver essa ou aquela doença ou ainda lidar com alguma patologia já instalada.
O que normalmente fica esquecido é que hábitos simples são de grande valia para o nosso bem estar, incluindo nossa saúde física e psicológica e entre eles o hábito de beber água.
A água está em todo o nosso organismo, desempenhando uma função primordial ao proteger e lubrificar todas as células que nos constituem, além de ser um meio de transporte de nutrientes para todo o nosso corpo.
Benefícios:
A ingestão adequada de água promove imensos benefícios ao organismo. Ocorre melhora do fluxo de oxigênio com diminuição do cansaço e sonolência, além da eliminação de toxinas, fortalecimento do sistema imunológico, melhora do funcionamento intestinal, dos rins e da pressão arterial.
Você precisa saber!
• A proporção de água no seu corpo é a mesma da água do planeta terra, ou seja, 70%.
• Na terceira idade a porcentagem de água do nosso corpo cai para até 55%.
• Um bebê deve ingerir 150 ml de água por quilo do seu peso, já as crianças devem beber 55 ml por quilo do seu peso.
• Os processos fisiológicos do seu corpo usam em torno de 3 litros de água por dia.
• A respiração elimina em torno de 4 copos e a transpiração mais 2 copos.
• Em torno de 1,5 litros de água passam por cada um dos seus rins diariamente.
• Seus pés liberam em média meio copo d’água por dia.
• O seu cérebro é composto por 75% de água.
• Os alimentos são responsáveis por fornecer 40% da água para o corpo.
• O seu organismo elimina cerca de 10 copos de água por dia.
Os riscos de beber pouca água
O corpo humano não consegue “estocar” a água que você consome. Ela é eliminada diariamente e em grandes quantidades pelo suor, urina, fezes e outras funções do corpo. Por isso, a água precisa ser reposta constantemente. Quando os níveis de água no organismo se reduzem, ele passa a trabalhar em menor intensidade para poupar líquidos e prevenir a desidratação. Os sintomas podem variar desde dores de cabeça e enxaqueca, ressecamento da pele, diminuição do tônus muscular, desidratação, prisão de ventre e problemas renais até um simples cansaço e falta de energia e concentração. É claro que se você sentir qualquer um dos sintomas citados deve antes de qualquer coisa procurar um médico.
Incentivo
O ato de beber água deve ser um hábito no seu dia a dia. E uma maneira de não esquecer é ter sempre por perto uma garrafinha ou um copo d’água no trabalho, na mochila, no carro…
As mulheres tem por natureza uma porcentagem de água total no organismo menor que a do homem devido a maior quantidade de tecido adiposo subcutâneo, por isso a hidratação se faz mais importante ainda. Uma boa dica é carregar uma garrafa d’água na bolsa, afinal quanto mais você beber água menos peso você vai carregar na bolsa não é mesmo? No início pode parecer estranho e até complicado, pois pessoas que não tem o costume de beber água não toleram grandes quantidades, mas se a água estiver sempre disponível, pequenos goles em um menor espaço de tempo serão suficientes para manter seu corpo hidratado.
Lembre-se:
Não é preciso sentir sede para beber água, sede é sinal de desidratação!
Quando ocorre uma ingestão insuficiente ou perda excessiva de água, o organismo responde reabsorvendo mais água, por isso pessoas que bebem pouca água vivem com retenção de líquidos. Vários mecanismos atuam em conjunto para manter o equilíbrio hídrico do organismo. Um dos mais importantes é o mecanismo da sede.
Para um adulto em condições normais, a recomendação de ingestão de água é de 35ml/kg de peso corporal, ou 2 a 2,5 litros de água por dia.

Como viver com entusiasmo


Odontologia Veterinária: Como viver com entusiasmo!!
marianalagemarques.blogspot.com
Minha filha Mariana, postou este assunto hoje em seu blog e eu não poderia deixar de compartilhar, porque é muito legal. Sigam as dicas e tenham uma vida mais feliz.

1. Afaste-se de pessoas e fatos negativos;
2. Acredite em você, valorize suas ideias e intuições;
3. Não reclame, não fale mal dos outros;
4. Ilumine bem a sua casa e seu trabalho, a luz traz alegria;
5. Tenha foco. Decida o que quer e concentre sua energia;
6. Invista em você, tenha uma atitude de aprender sempre;
7. Comprometa-se, participe, faça mais que os outros esperam;
8. Preste atenção nos detalhes. Um detalhe faz a diferença;
9. Cuide-se, goste de você. Vista-se bem;
10. Pare de chorar, aja, erre!! Só não erra quem não faz.

Essas são as 10 dicas do Prof. Marins para Viver com entusiasmo!
(Anthropos - Antropologia empresarial)
http://www.anthropos.com.br/

quinta-feira, 16 de junho de 2011

O que é qualidade de vida na visão do empreendedor?

Definitivamente, qualidade de vida tem tudo a ver a com a superação de desafios. Ao contrário do que se imagina, milhares de aposentados se deprimem pouco tempo depois de deixar o trabalho em busca daquela tão sonhada qualidade de vida. O que a qualidade de vida tem a ver com você?
Há um bom tempo que a qualidade de vida tem sido assunto na vida das pessoas e das organizações. Em cada revista que você lê programa que você assiste curso que você faz e até mesmo nas poucas oportunidades que você tem de discutir sobre o assunto, há sempre alguém batendo na mesma tecla: você deve melhorar a sua qualidade de vida.
O fato é que, exceto o seu cardiologista particular, todo mundo tem uma fórmula mágica para melhorar a qualidade de vida, mas na prática não consegue aplicar um terço daquilo que apregoa. Fico pensando naqueles médicos barrigudos que diagnosticam a necessidade de o paciente fazer regime, porém não conseguem olhar para si mesmos com tanta ternura e preocupação.
O mais intrigante de tudo isso é que, quando se fala em qualidade de vida, o ser humano é remetido automaticamente a um padrão de conforto mais elevado. Assim, ele imagina que cargos importantes, casa, carro, eletrodomésticos, Internet, roupas de grife, celular e outras bugigangas podem melhorar a qualidade de vida.

A Importância da " Valorização Pessoal"


O segredo de uma vida com qualidade está no que e como aprendemos, e no modo como agimos. Tudo em nossa vida é aprendizado e ensino. Só podemos ensinar aquilo que aprendemos, seja em conteúdos, seja principalmente em valores. Então a questão central é como aprender melhor para viver e conviver melhor. E o processo todo começa na família, depois na escola e finalmente na comunidade ou na sociedade. Tudo se relaciona, não existe nada neutro em nossas vidas, portanto somos responsáveis pelo que pensamos e fazemos. Precisamos valorizar o positivo e trabalhar e integrar o negativo. Ver, perceber, ouvir e escutar com todos os sentidos o que a vida nos dá, mesmo nas coisas difíceis de compreender. Sempre temos escolhas, possibilidades, alternativas, detalhes, tudo tem sua importância em cada momento de nossas vidas. Nossas escolhas são conseqüências do nível de conhecimento, do que observamos e do que percebemos. Dependem de como está sua casa interna, como você está consigo próprio, como você gosta e se sente bem na sua própria companhia. Algumas pessoas muitas vezes sofrem por longos períodos porque aprenderam a sofrer, foi a única opção oferecida. Os recursos e soluções para nossos problemas estão dentro de nós e não fora. Se tivermos uma predisposição para aprender com as situações difíceis, iremos conseguir transformar problemas em soluções e dificuldades em recursos. Às vezes é preciso saber esperar, administrar a ansiedade e aprender a confiar na capacidade auto-reguladora dos seres humanos. E o mais importante, é cada um descobrir o seu valor; é aprender a dirigir o viver para a competência e não para as falhas; para os 
recursos, não para as fraquezas e para as possibilidades, não para as limitações.


Juliana do Carmo Saraiva - Psicóloga

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Proteja sua pele do frio e pratique esportes.


Se você gosta de correr ao ar livre,  veja os cuidados para sua pele não ficar muito vermelha, ressecada,  lábios rachados. No inverno o clima fica mais seco e a água do banho mais quente, sendo necessário redobrar os cuidados com hidratação.
* Não demore muito no banho  e não deixe a água muito quente.
*Evite sabonetes que contenham ácidos e prefira produtos neutros.
*Use sempre hidratantes de preferencia os que contenham uréia na composição, ingrediente muito eficaz para combater ressecamento.
* Use sempre filtro solar.
* Use hidratante com FPS no lábios.
Mesmo assim se você continuar sentindo sua pele seca, faça uma mascara caseira.
Dica:
Máscara para hidratar a pele seca:
1 copo de iogurte integral sem sabor,1 colher de sopa de óleo de amêndoas,1 colher de sopa de mel,½ colher de óleo de semente de uvas brancas,folhas frescas de sálvia.
Misture delicadamente o óleo de amêndoas, o óleo de semente de uvas brancas e o mel ao iogurte. Passe no rosto limpo, uma camada espessa e homogênea. Cobrir com as folhas de sálvia. Descansar por 20 minutos. Feito isso, retire a máscara com água fria, enxaguando bem. Enxugar a pele e complementar o tratamento aplicando sobre todo o rosto e pescoço uma boa quantidade de hidratante, específico para seu tipo de pele. Aplicar uma vez por semana. 

Cinco passos para fazer um currículo no facebook. Boa sorte!!!


Hoje, conseguir um emprego, não é tarefa fácil. Mas o designer italiano Claudio Nader levou menos de dois meses para mudar de  trabalho. O que ele fez? Transformou seu perfil do FB em um currículo bem criativo.
A intenção inicial de Claudio Nader era despertar a curiosidade de seus contatos na rede social e, principalmente, informar a todos que estava à procura de um novo emprego. Para isso, o designer de 29 anos recorreu ao Photoshop e colocou algumas palavras-chave sobre suas características profissionais em seu perfil. Mas o resultado foi surpreendente. Nader ficou conhecido como o criador do “primeiro currículo para Facebook” e, começou a trabalhar com marketing em mídias sociais em Milão, Itália.
Desta forma, Nader criou um guia com cinco passos para todos que quiserem fazer o mesmo e usar o Facebook para encontrar uma vaga.
Confira  a seguir:


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Prisão de ventre? Quem já não experimentou este mal estar.

Descubra as causas e tratamentos que resolvem o intestino preso.
prisão de ventre ou intestino preso é chamada de constipação pelos médicos.
A constipação é definida quando a defecação ocorre menos do que três vezes por semana. Geralmente as fezes se tornam secas, pequenas e geram dificuldades para eliminá-las.Algumas pessoas acham que possuem o intestino preso por não defecar todos os dias, porém um intestino regular varia desde defecações três vezes ao dia até três vezes na semana, dependendo da pessoa.A prisão de ventre é um sintoma, não uma doença. Todo mundo já teve o intestino preso alguma vez na vida e a causa disso, geralmente, é uma dieta inapropriada.Quando o intestino absorve muita água ou suas contrações são lentas faz com que as fezes se movam lentamente, fazendo com que as fezes fiquem duras e secas.A maioria das prisões de ventre é temporária ou está relacionada a hábitos que podem ser melhorados.O intestino preso é mais comum em pessoas idosas. Também em mulheres grávidas.
Causas comuns para prisão de ventre:
·         * Pouca fibra
·       *  Falta de atividade física
·         *Medicamentos
·       * Leite
·         *Síndrome do intestino irritável
·        * Mudanças de vida (viagens)
·         *Laxantes em excessos
·         *Desidratação
·         *Problemas com funções intestinais.
Geralmente os tratamentos dependem da causa, da severidade e da duração da constipação. Na maioria dos casos, dietas e mudanças de vida eliminam a prisão de ventre.
Dieta. Deve possuir bastante fibra, incluindo cereais, frutas e vegetais. Para pessoas que possuem tendência a ter prisão de ventre, alimentos pobres em fibras devem ser evitados (doces, sorvetes, massas refinadas). O médico e o nutricionista podem orientar com uma dieta apropriada.
Mudanças de vida. Algumas mudanças podem tratar e prevenir o intestino preso. Beber líquidos, água e comer sopas ajuda a pessoa não ficar desidratado. Fazer diariamente exercícios físicos e reservar um momento para a utilização do banheiro também contribui para regularização o intestino.
Laxantes. A maioria das pessoas que têm o intestino preso não precisa de laxantes. Porém, pessoas que fazem dieta e mudam seus hábitos de vida e continuam com o intestino preso devem buscar orientação médica. O tratamento pode incluir laxantes.