O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros." Chico Xavier

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Você mastiga corretamente? Como a mastigação interfere no funcionamento do nosso organismo

Tubarao sendo comido
Tenho em meu blog na pagina principal, o link com as matérias do Banco de Saúde - Últimas notícias e matérias especiais em saúde - que com a permissão deles podemos divulgar e as vezes acho umas reportagens muito legais pro nosso dia  a dia. Essa é uma delas e vale a pena lembrar.
Você mastiga corretamente? Como a mastigação interfere no funcionamento do nosso organismo
É fundamental para a saúde, mastigar os alimentos até que estejam completamente triturados e só depois engolir. Pois pedaços grandes de alimentos aumentam o trabalho do estômago resultando em uma digestão inadequada, azia, fermentação e gases.
Além disso, engolir o alimento sem uma devida mastigação é o melhor aliado para ganhar peso, pois ela serve como um medidor para a quantidade de alimentos que devemos ingerir.
Enquanto os alimentos são mastigados, o corpo vai recebendo avisos de que está se preparando quimicamente para a captação dos nutrientes. Depois de algum tempo, o cérebro começa a dar sinais de saciedade. Mas a pressa “engana” esse mecanismo, já que o organismo leva de 15 a 20 minutos para avisar o cérebro de que está saciado.Veja abaixo algumas dicas, que podem parecer estranhas para quem costuma comer muito depressa, mas que merecem ser testadas. Assim, você irá se alimentar mais devagar e mastigar melhor os alimentos:

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Você costuma ter enxaqueca?


grampo aperto Pessoa cabeça dor de cabeça...Você costuma ter enxaqueca? Sabe, aquela que só com gelo e tampão no olho porque parece que o olho vai saltar  da órbita?
Então acompanhe a matéria  do Banco de Saúde
    A enxaqueca afeta aproximadamente 6% dos homens e 18% das mulheres. No entanto é uma doença subdiagnosticada em todo o mundo, porque se estima que apenas uma minoria dos pacientes consulta médicos para diagnóstico e tratamento.
Dor de cabeça é um sintoma muito comum, sendo raro alguma pessoa que nunca teve. Mas nem todas as dores de cabeça (cefaléias) são enxaquecas. Por isto, é muito importante fazer uma consulta médica para determinar o tipo de cefaléia.
A enxaqueca tem as seguintes características:
·         Cefaléia unilateral, ou seja, a dor afeta um lado da cabeça;
·         Dor pulsátil ou latejante;
·         Crises com dor moderada a intensa que podem prejudicar as atividades diárias;
·         Presença de náuseas e/ou vômitos;
·         Sensibilidade a luz (e às vezes ao som);
·         Piora com atividade física rotineira;
Algumas pessoas apresentam um sintoma adicional, a aura. Aura é definida como manifestações do sistema nervoso (geralmente visuais) que precedem uma enxaqueca e são geralmente seguidas pela cefaléia dentro de uma hora. Essas podem incluir distúrbios visuais, como luzes piscando, manchas brilhantes, visão borrada ou manchas cegas. A aura pode também envolver sintomas auditivos, sensitivos ou motores.
A enxaqueca ocorre em crises e os pacientes com enxaqueca ficam assintomáticos entre elas.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Você sabe o que é condromalácea patelar?


15/2/2010 07:46  | Por Instituto Cohen  

É uma doença degenerativa da cartilagem articular da superfície posterior da patela, comum em corredores, e que provoca dores ao correr em terrenos íngremes.


É uma doença degenerativa da cartilagem articular da superfície posterior da patela, que produz dor e desconforto ao redor ou atrás da patela. É comum em jovens adultos, especialmente em jogadores de tênis, futebol e corredores.
SINTOMAS

Os principais sintomas são: dor na região anterior do joelho ao subir e descer escadas, ao permanecer sentado por tempo prolongado e levantar (Sinal de Cinema), ao correr principalmente em terrenos ingrime, ao agachar-se; estalidos na região da patela ao flexionar e estender o joelho; edema que são decorrentes pelo excesso de líquido na articulação.
CAUSAS

As causas da condromalácea estão relacionadas a mal alinhamento da patela, ocasionando desgaste da patela, desequilíbrio muscular – quadríceps VMOxVL, encurtamento muscular – região posterior da coxa, alterações anatômicas tanto do fêmur quanto da patela – patela alta, pronação do pé, troclea rasa, rotação interna do fêmur,...).
Existem também  os microtraumatismos de repetição, comuns em esportes de impactos e o uso inadequado de aparelho de ginástica como step, Leg Press, miniagachamento que acabam sobrecarregando a articulação femoropatelar.
TRATAMENTO

O tratamento inicial deve ser baseado nas causas da lesão. Após ser diagnosticada a causa da lesão, iniciamos o tratamento fisioterápico com o objetivo de diminuir o quadro álgico e antinflamatório, além do ganho de flexibilidade e reequilíbrio muscular, enfatizando VMO para equilibrar as forças atuantes sobre a patela.
É importante durante o fortalecimento muscular avaliar o limite de extensão e flexão de joelho, para não piorar o estado da cartilagem na patela. Durante o tratamento precisamos tomar algumas precauções como por exemplo: evitar exercícios e esportes de impacto, evitar subir e descer escadas, colocar gelo após os exercícios e permanecer longo período sentado ou com a perna cruzada.
Se não houver melhora do quadro após o tratamento conservador, é necessário o tratamento cirúrgico, através da artroscopia para restabelecer a biomecânica da articulação. Hoje existem medicamentos condroprotetores para prevenir ou regredir a lesão na patela.



Mizuno 10 milhas

Corrida Mizuno 10 milhas, 5 milhas, 2,5 milhas
dia 17 de abril de 2011

Fizemos 5 milhas  ou seja 8.400k. saindo do Jokey Club. até a ponte da Cidade Universitária e retornando.
O tempo estava ótimo, vários pontos de hidratação e a companhia excelente. Zé Luiz, Zé Antonio ( Prof) correndo os três lado a lado.Fizemos em 49:45min. Foi bom.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Como você se prepara para ir à academia? Ou mesmo caminhar, correr na rua ou parques?



Pois é com este olho clinico e critico que tenho vejo coisas de todas as formas. Tem as pessoas (digo homens e mulheres) desencanadas que não ligam pra nada e vão de qualquer jeito. Não se preocupam em combinar nada. Tem o oposto as que devem ficar horas na frente do espelho e como se não bastasse o espelho de casa continuam se olhando no espelho da academia. E tem as pessoas que se vestem bem, de forma prática, correta e simples porque afinal vão fazer exercícios e suar.
Hoje quando a gente vai comprar uma roupinha de ginástica realmente precisa preparar o bolso porque com a tecnologia e as roupas estão mesmo muito legais ficaram também caras e não dá para comprar um montão de cada vez. O que precisa é saber aproveitar e combinar com as antigas e assim comprando uma peçinha por mês, agente fica com um bom vestuário.
Acessórios também fazem parte deste vestuário e não são poucos. Outro dia eu estava contando quantas peças eu uso para correr. ( treino na USP aos sábados)
 Vejam. Bermudinha e shorts, top e regatinha, tênis, meia, boné, óculos, ipode c/ braçadeira, relógio e cinta Polar.
Não é mole não. Desta forma temos que saber usar tudo isso e aproveitar. Faça isso você também e bom treino.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Lamento

Nossa há dias não posto nada neste blog. Queria pensar em coisas bem legais, mas ando sem inspiração. A gente vê por ai tanta coisa ruim que mesmo não sendo negativa os pensamentos ficam voltados para essas noticias. Ontem depois da tragédia do Rio de Janeiro onde nossos corações ficam voltados para essas crianças que estavam assistindo suas aulas normais, penso agora nos seus pais que com toda razão se revoltam com tanta crueldade. Que mundo vivemos?

Mas minha razão para escrever sobre isso é para chamar a atenção dos jornalistas que a procura de uma boa noticia ficam a volta destas mães que sofrem para perguntar. O que a Sra está sentindo? Será que não da para mudar a frase? Ontem vi e ouvi – a jornalista dizia para o câmera- vamos lá tem uma pessoa chorando – A senhora esta chorando porque? Quero trucidar essas jornalistas imbecis. Acho que a imprensa deveria ter mais critério e respeito. Elas não maltratam, mas esperam por quais respostas? As câmeras focam olhos que choram mas esquecem dos corações despedaçados.
Bem fica ai meu desabafo e meu lamento por esta triste história e deixo meu abraço a todos os familiares que perderam seus filhos nesta tragédia.