O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros." Chico Xavier

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Chá, um ritual ligado a saúde

Chás- O que representam?

Uma historinha para contar
Durante alguns anos tivemos em nossa companhia um Sr.Oriental (Sr Misukawa) que vinha toda semana, para fazer Quiropraxia (A Quiropraxia é uma profissão na área da saúde que se dedica ao tratamento de problemas do sistema músculo-esquelético. Através de técnicas de terapia manual, exercícios e orientação postural, os quiropraxistas procuram diminuir a dor e tensão, restaurando a movimentação normal.) Era um  momento especial , com musica ao fundo, insenso e silencio ( só que as vezes doía muito, dependendo da tensão da semana). Bem mas como todo bom  oriental, ele gostava muito de ensinar e falava da necessidade de unir a quiropraxia a exercícios físicos e chás. Ele dizia: Nosso corpo é como um automóvel que precisa de manutenção constante e se não souber dirigi-lo ficará doente. Portanto não existe doença, existem maus motoristas. E foi pensando nele e em sua homenagem que resolvi escrever este texto. Tão lindinho que se ficássemos resfriados ele vinha até nossa casa para trazer um chá específico. Fica aqui meu e nosso abraço.
O filósofo chinês Lin Yu Tang disse: "Apreciar o chá só é possível numa atmosfera de amizade, prazer e sociabilidade. A sociabilidade é o principal elemento para permitir a apreciação do chá”. O chá simboliza a comunicação educada, a harmonia civilizada e a amizade sincera.

A atriz Deborah Kerr no filme clássico "Tea and Simpathy" que marcou profundamente uma época mais humanizada. Disse no filme: “ofereça sempre para as pessoas chá e simpatia. Este é o resumo da felicidade. “


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Pilates para todos

Joseph Hubertus Pilates (inventor do método) nasceu na Alemanha em 1880, e foi uma criança doente que sofria de asma, raquitismo e febre reumática e foi sua determinação em se tornar fisicamente mais forte  que o levou a estudar várias formas diferentes de movimentos durante toda sua vida, movimentos esses que se basearam em fortalecimento muscular associados a alongamento, por isso ele já dizia na época:
“Se um indivíduo tem 20 anos e está encurtado, é um velho, porém se tem 60 anos, flexibilidade e força é um jovem”.

ENERGIA

Eu sei bem que às vezes estas receitas são chatas pelo fato de não termos todos os ingredientes em casa. Confesso que gosto de receitas fáceis, mas os empórios especializados em produtos naturais têm tanta coisa que basta uma ir vez por mês para termos muita coisa em casa sem estragar. Prepare- se e faça vitaminas ótimas
OLHA O BATIDÃO (Revista Runner´s World Jan 2011)
Ingredientes nutritivos e saborosos deixam sua vitamina pós treino mais saudável com menos de 350 Kl e vários benefícios.
Mix crocante de café
120 ml de café gelado
120 ml de leite desnatado
1 banana ( congelada de preferência) fatiada
2 colheres de sopa de amêndoas inteiras
2 colheres de cacau em pó
Por que faz bem?
O café fica delicioso nas vitaminas e acelera a recuperação muscular. Um estudo publicado em 2008 no periódico americano Journal of Applied Physiology  descobriu que a ingestão simultânea de cafeína e carboidratos ajuda o corpo a repor os estoques de glicogênio muscular e mais rapidamente do a ingestão apenas de carboidratos. O cacau natural em pó e não o achocolatado fornece antioxidante anti-inflamatórios em poucas calorias. As bananas são ricas em carboidratos e em potássio, que ajuda a evitar a desidratação e a contração involuntárias dos músculos. As amêndoas possuem gorduras benéficas ao coração e trazem a sensação de saciedade. Essa vitamina contém 252 calorias, 35g de carboidratos, 6 g de fibras, 10 g de proteínas e 11g de gordura.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Informações confiáveis sobre saúde no Google

Esta noticia é de sábado ultimo dia 22/01 e achei extremamente importante porque toda nossa pesquisa é feita na Internet . Mas falando de SAÚDE nossa busca deve ser mais cuidadosa, criteriosa. Acompanhe a reportagem de Mariana Versolato para a Folha de São Paulo, Equilíbrio e Saúde e guarde esta matéria para buscas futuras.

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/864524-veja-onde-acessar-informacoes-confiaveis-sobre-saude-na-internet.shtml

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Amigos de cozinha
Pra vocês, uma receitinha dos deuses. Só de pensar que vou fazer hoje, já deu água na boca. Fazer a terminação desse prato com os amigos direto na mesa é um luxoooooo.
Gosto dessas receitas que são fáceis e práticas.
Bom proveito

Banana Brûlée
6 bananas da terra
Manteiga para fritar
Açúcar
6 bolas de sorvete de creme
Canela em pó para decorar
Fatie as bananas da terra
Frite as fatias na manteiga até dourar e reserve
Coloque 3 fatias de banana frita em cada prato de sobremesa lado a lado
Cubra com açúcar e queime com maçarico até virar calda de açúcar, cuidado para não queimar demais
Sirva com uma bola de sorvete de creme em cima
Polvilhe canela em pó para enfeitar


sábado, 15 de janeiro de 2011

Reunindo os amigos sem complicações - parte3

Hoje quero falar de mais um item que acho muito bom pra quando reunir amigos que é a MOQUECA (pode ser Baiana, Capixaba ou até mesmo uma moqueca ao sabor do Paulista) e, para falar deste prato tão especial temos que falar da PANELA DE BARRO. Além de influenciar no sabor da comida elas ainda tem charme, são lindas e vão direto à mesa. Por isso panela de barro deve ser usada em ocasiões especiais, onde temos tempo, podemos jogar conversa fora e esperar a comida cozinhar lentamente. A moqueca é um prato muito fácil, rápido e deliciooooosa...... Afinal, uma panela de barro demora a esquentar, mas quando esquenta.....As panelas médias dão geralmente para 8 pessoas. Na hora de escolher veja a que mais serve pra você. As panelas são feitas por artesãos do Espírito Santo, mas em São Paulo encontramos em alguns lugares. É comum encontrar em restaurantes de estrada, basta ter olhos pra isso.



Receita Capixaba
1 kg de peixe (badejo, dentão, robalo, papaterra, dourado, namorado ou xerne)
1 maço de coentro
1 maço de cebolinha verde
1 cebola média
3 dentes de alho
4 tomates
Pimenta vontade
Azeite de oliva
Urucum
Óleo de soja



Modo de fazer

*Utilize postas de 5 cm de largura
*Lave bem com limão e deixe descansando em um prato com água de sal
*Soque o alho, três rodelas de cebola, um maço de coentro  picado, um maço de cebolinha verde e sal
*Esfregue no fundo da panela de barro um pouco de óleo de soja (duas colheres) e azeite de oliva (uma colher)
*Adicione à panela a massa obtida no socador, passando-a no seu fundo
*Retire as postas de peixe do prato com água e sal
*Vire as postas de um lado para o outro nos temperos da panela
*Arrume-as de modo que não fiquem umas por cima das outras
*Corte o resto do coentro, da cebolinha verde, do tomate e da cebola e coloque nesta ordem por cima das postas de peixe que estão na panela.
*Regue com um pouco de azeite e suco de limão
*Deixe tudo descansando por 20 a 60 minutos
*Derreta em um pouco de óleo três colheres de urucum
*Na hora de levar ao fogo para cozinhar, despeje um pouco deste caldo por cima da moqueca
*Quando começar a abrir fervura, verifique o sal
*Não ponha água, não vire as postas e cozinhe com a panela aberta
*Vá verificando o paladar do sal e do limão
*Deixe no fogo forte por 20 a 25 minutos
*Balance de vez em quando a panela com o auxílio de um pedaço de pano grosso, para que as postas de peixe não agarrem no fundo
*Vai bem com arroz branco, um belo pirão e um belo molho.

Aproveite, sirva um vinho branco, mas se gostar de uma cervejinha estupidamente gelada, opsssss, delícia.
Assista o video dos artesãos da panela de barro em Vitória -ES

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Reunindo os amigos sem complicações - parte 2

A cozinha pra mim é o melhor lugar da casa para reunir a família e amigos. Desde um simples café até um prato mais elaborado, fazendo em conjunto é muito agradável. Mas não dá para querer fazer alguma coisa direito sem o material necessário.
Lembre-se que para se preparar um bom prato de macarrão, também é importante começar pela panela. Uma espagueteira de inox , um pegador e um  ralador de queijo ( tem que ser um bom queijo) resolve bem e fica bonito.


Macarrão com Shimeji
1 pacote de espagueti
1 pacote de shimeji
1 unidade de limão
2 dentes  de alho
1 colher (sopa) de manteiga
1 lata de creme de leite  

shoyu quanto quiser e sal se necessário.
Cozinhe o macarrão ao dente. Doure o alho e o sal na margarina, jogue o pacote de shimeji lavado e deixe fritar. Quando estiver mais ou menos frito, esprema o limão. Quando o shimeji estiver bem molinho, jogue o molho de shoyu e deixe dar uma fervida e jogue o creme de leite. Mexa e deixe cozinhar um pouco. Misture ao macarrão.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Reunindo os amigos sem complicações

Certa vez li um texto de um jornalista, que se viu, quando tudo parecia tão bem, enfartado numa cama de hospital. Ficou por lá por quase um mês para se recuperar e durante esses dias percebeu que tinha grandes amigos, sabe aqueles que não te deixam por nada deste mundo, e dos quais ele não se tinha dado conta porque trabalhava sem parar e não tinha tempo para perceber isso. Resolveu então a partir daquele momento se dar um pouco mais de oportunidades e colocou como prioridade encontrar esses amigos uma vez por semana. Foi o que fez. Mas daí vinha aquele probleminha de toda casa. Xiiiiiiiiiiii, não tenho copos, talheres, pratos, xícaras de café adequado. E daí????? O que quero é encontrar os amigos e não mostrar a eles se tenho ou não tudo no lugar. Bem ficou combinado que cada um faria uma coisa e a cozinha deles ficou uma delícia, sem preocupação. Bem, hoje lembrando disso resolvi por um pouco a casa no lugar e pensar primeiro no que preciso pra servir um bom drink. Com isso posso dizer que não precisa ser nada de esnobe, mas que é bom é, quando temos o material necessário pra preparar alguma coisa em nossa cozinha.

 Caipirinha de saquê                              

 1/2 kiwi
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de gelo moído
1 dose de sakê (45 ml)

Modo de Preparo:
Corte o kiwi em pedaços e coloque na coqueteleira.
Coloque açúcar.
Adicione pedras de gelo.
Complete com sakê.
Sirva
Rendimento: 1 porção
Informação nutricional: aproximadamente 194 calorias por 1 porção.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Quando a academia machuca

REVISTA ÉPOCA
SAUDE & BEM ESTAR
Confira as principais lesões causadas por aulas ou musculação feitas com pressa e despreparo.

Vou insistir muito neste assunto durante todo o sempre porque para aqueles que me conhecem sabem bem  o quanto gosto de fazer exercícios. Não faço muita musculação, mas gosto muito de natação e corrida e é onde me dedico mais.  Demorou, mas ainda estou aprendendo que não adianta ter pressa e sim adquirir resistência e condicionamento para esta pratica. Dividir grupos de exercícios nos dia da semana, com orientação é o melhor para a saúde.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Dormir bem

http://www.cerebromente.org.br/n16/opiniao/dormir-bem1.html
Às vezes acordamos com a sensação de que não dormimos nada. Outras vezes dormimos tão gostoso que não queremos levantar, mas na maioria dos dias acordamos simplesmente (graças a Deus não é?)  Hoje estávamos discutindo sobre o sono. Lógico que o bom sono envolve muitos detalhes inclusive um bom colchão, aquele que se adapta ao seu conforto e te traz um dia melhor e mais saudável e por isso  posto aqui um estudo sobre o sono. Acompanhe

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Férias em Paris? qual destino você prefere?

Olá amigos
Saí por uns dias para as tão cobiçadas férias mas já estou de volta e por este motivo resolvi escrever sobre Férias ou "Um Lugar nas Férias" Fui pesquisar os sites relacionados e encontrei um blog que fala de vários lugares e daí escolhi  Paris. Bem vou indica-los á vocês porque a Cláudia mora em Paris e com certesa tem dicas importantes e a cidade tem mesmo um charme indescritível.Da ultima vez que estivemos lá ( eu e Zé Luiz) depois de outras opotunidades de visitar igrejas e museus, resolvemos fazer um "Dia a Pé". Adorei. Andamos muito e nossa visão foi muito diferente porque fizemos um dia de parisienses.Ficamos exaustos mas com uma lembrança para nunca mais esquecer.
Acompanhe então e aproveite as dicas.
Catedral de Notre Dame
http://aviagemcerta.com.br/destinos

Claudia Kronka Gazelá